quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como conquistar uma vaga de emprego 9 mandamentos para você se destacar na hora de procurar emprego

Quer se dar bem na hora de procurar emprego? Descubra a diferença entre as profissionais comuns e as mais disputadas e saiba como impressionar em uma entrevista de emprego com as nossas dicas:

1. Não se exponha na internet
Restrinja o acesso a seus perfis no Facebook e Twitter. Evite divulgar fotos comprometedoras em blogs. Digite seu nome no Google e veja se há alguma coisa que possa atrapalhar sua carreira.

2. Preencha currículos virtuais
Mais da metade dos caça-talentos diz que essa é a melhor maneira de se candidatar a uma vaga - mais segura do que mandar e-mail. E tome cuidado com erros de português.

3. Aposte em um visual formal
Calça jeans dá a impressão de que você não se esforçou para passar uma boa imagem. Ir de pernas à mostra também pega mal - se usar saia, vista uma meia-calça para transmitir mais seriedade.

4. Deixe os excessos para a balada
Roupa justa, curta ou transparente diminui as chances de sucesso. Opte pelo consagrado terninho (que não precisa ser muito certinho) ou por um vestido com comprimento perto do joelho. E nada de mergulhar no perfume (uma gota basta!) nem de se encher de acessórios barulhentos.

5. Ganhe nos 5 segundos iniciais
Esse é o tempo que você terá para impressionar o entrevistador, segundo uma pesquisa. O restante serve para a candidata se redimir da primeira má impressão. Assim que chegar, portanto, olhe nos olhos, sorria e aperte a mão com firmeza.

6. Jamais critique o último trabalho
Falar mal do chefe ou da empresa em que estava antes parece estratégia para transferir a culpa. Ao questionarem o motivo da sua vontade de mudar, responda que procura novos desafios para crescer.

7. Fuja das frases prontas
"Meu defeito é a perfeição", "dou tudo de mim por um trabalho" e outras frases prontas soam extremamente falsas. Prefira usar exemplos de situações do passado que mostrem competência e capacidade de solucionar problemas.

8. Evite falar em dinheiro
Pode ser que você chute um salário alto demais e feche as portas. Se tocarem no assunto, porém, mostre-se flexível. E, quando conseguir a vaga, caso a oferta seja inferior à esperada, negocie um aumento ou benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário